Rádios juntam-se na promoção do fumeiro

Rádios juntam-se na promoção do fumeiro

7 Março, 2019 0 Por admin

Seis rádios locais da Beira Alta vão juntar-se para transmitir, em cadeia, um programa debate sobre a produção de fumeiro. A emissão será transmitida, em simultâneo, a partir da Feira de Fumeiro do Demo, que começa no próximo sábado no Touro, em Vila Nova de Paiva.

“Os produtos endógenos podem ser, pela sua elevada qualidade, um dos motores do desenvolvimento do interior do país e no caso do concelho de Vila Nova de Paiva, onde o fumeiro tem enorme tradição, é uma relevante atividade económica”, salienta Paulo Tavares, diretor da Rádio Escuro que produzirá o programa, a partir do Touro.
A emissão será também transmitida pelas rádios Clube do Interior, de Viseu; Riba Távora, em Moimenta da Beira; Cultura de Seia, Alive, no Sátão e Rádio Clube do Dão.

“O nosso fumeiro é produzido com saber ancestral e pode ser uma deliciosa oferta da gastronomia, tradição e sobretudo negócio. Acreditamos na qualidade dos nossos enchidos e no potencial para contribuir para o desenvolvimento destes territórios”, remata Mário Morgado, presidente da Junta de Freguesia do Touro que se juntou à produção do programa.

Duas horas de emissão, para falar de fumeiro num programa que junta seis convidados: Diogo Cardoso, CEO do Grupo FTD com sede em Vila Nova de Paiva e que junta a salsicharia tradicional Terras do Demo e a Fumados Douro, que opera de forma vertical no sector de carnes. Juntas empregam 110 pessoas e vendem 14 milhões de euros de fumeiro e carnes. Luís Almeida, chef com profícua carreira, responsável pelos restaurantes Palace e Qb Bistrô, e formador na área da restauração, é outros dos convidados. Carolina Oliveira, proprietária de um alojamento local e mentora do projeto “Centro Portugal Polo Gastronómico, que faz a promoção de produtos com denominação de origem e indicação geográfica protegida, será outra das preletoras. António Pereira, gourmand, influenciador, administrador da página ‘vinho nossa paixão’ e grande divulgador dos certames de produtos tradicionais, também será chamado à conversa que conta ainda com Cristina Pessanha, proprietária da loja ‘que viso eu’, conhecedora e promotora da venda de produtos certificados com origem na região. José Luis Araújo, jornalista com dezenas de anos de experiência na gastronomia e vinhos e diretor da revista Gazeta Rural, publicação especializada do mundo rural, será outro dos intervenientes.

O programa será conduzido, a partir da Feira de Fumeiro do Demo, pelo jornalista Amadeu Araújo da Rádio Escuro e terá transmissão em direto e simultânea, nas 5 rádios, entre as 17 e as 19 horas deste sábado, 9 de março.

A Feira de Fumeiro do Demo celebra este ano 8 edições, que decorrem sempre no Parque Urbano do Touro e conta no programa com gastronomia, animação e provas de fumeiro tradicional, que também pode ser adquirido ao longo dos dois dias do certame.

Entre 9 e 10 de março a Feira desenvolve um enorme programa de animação, com Vivi da concertina, a atuação do Grupo de Cantares de Cerdeira e, na noite de sábado, os The Undercover´s e o DJ Kostadeejay.

No domingo atuam o Grupo de Bombos de Pendilhe, Grupo de Zés Pereiras, Grupo Típico Infantil Pauliteiritos de Abraveses, Grupo de Concertinas Diatónicos e o Rancho Folclórico As Capuchinhas de Pendilhe. Toy encerra o cartaz de espetáculos do certame que ao longo dos dois dias terá a atuação itinerante das Marias Malucas – Romeiras de Portugal e no domingo o certame encerra com um concerto de Toy.