Organização Mundial da Saúde declarou ao início da tarde desta sexta-feira o fim da expansão mundial do vírus da covid-19. Em Portugal, os primeiros casos foram identificados no dia 2 de março de 2020.
É mesmo verdade: a pandemia acabou. Depois de quase sete milhões de mortes e mais de 765 milhões de infeções em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ao início da tarde desta sexta-feira o fim da expansão mundial do coronavírus responsável pela covid-19.
A decisão significa, na prática, que o coronavírus pandémico e a covid-19 são agora um agente infecioso e uma doença respiratória sazonal, tal como a gripe, o vírus sincicial respiratório, entre outros. Dito de outra forma, o SARS-Cov-2 juntou-se ao conjunto de vírus respiratórios que, sobretudo nos meses frios, circula e infeta na comunidade.
Três anos e dois meses depois da notificação do primeiro caso em Portugal, a 2 de março de 2020, as autoridades nacionais de saúde podem respirar. O vírus matou 26 mil pessoas em Portugal e infetou mais de metade, 5,5 milhões, dos portugueses.
A vacinação foi uma das armas mais eficazes contra a infeção e Portugal um dos países com a maior taxa imunização. No globo, foram já administradas mais de 13 mil milhões de doses da vacina.
Por entrar para o conjunto dos vírus respiratórios responsáveis pelas infeções sazonais de outono e inverno, é expectável que a vacina contra a covid passe a ser administrada, a par com a proteção contra a gripe, aos grupos de risco.
“A covid mudou o nosso mundo e mudou-nos a todos”, sublinhou Tedros Ghebreyesus, diretor da OMS. “Se todos voltarmos a ser como éramos antes da covid-19, não teremos aprendido as suas lições e teremos falhado com as gerações futuras.”
Fonte: Expresso
https://expresso.pt/sociedade/saude/2023-05-05-OMS-declara-fim-da-pandemia-de-covid-19-ce04233a
Foto: Diário de Notícias
Faça o primeiro comentário a "OMS declara Fim da Pandemia de covid-19"